Como Equilibrar seu cão – Parte II

 comida 

No post anterior, iniciamos um tema que acredito ser de interesse de grande parte dos tutores de cães: O que fazer para ter um cão comportamentalmente equilibrado? Falamos que o cão é um ser “Biopiscosocial”  e que como tal, possui necessidades específicas.

Neste artigo quero tratar das necessidades BIOLOGICAS. Vamos iniciar a abordar quais as necessidades biológicas que interferem de forma direta ou indireta o comportamento do seu cão.

Biologicamente falando o cão possui duas necessidades básicas: Comer, para manter-se vivo e Acasalar para a perpetuação da espécie. Estas duas necessidades interferem de forma direta no comportamento do seu cão. Neste artigo trataremos da necessidade alimentar do seu cão.

Em relação à comida, destaco que é preciso que você busque uma alimentação saudável e equilibrada, com uma dieta que supra as necessidades do organismo de seu cão. Não podemos esquecer que os cães são animais carnívoros. O organismo deles têm necessidades da proteína da carne, assim ainda que ele coma e adore frutas e legumes ainda sim terá a necessidade da carne. Em seu habitat ao comer as vísceras de animais herbívoros eles comem os vegetais que estavam em processamento por estes seres, assim esta parcela de vegetais faz parte de sua dieta, esta é uma das prováveis razões pela qual, os cães comem capim e/ou grama.

Fornecer uma alimentação pobre nutritivamente falando pode desencadear alguns problemas comportamentais como a coprofragia, que é o hábito de comer fezes. Eles podem comer as próprias fezes ou as fezes de gatos. Esta não é a única razão, mas este é um assunto para outro post. Uma alimentação que não atenda as necessidades biológicas do seu cão pode, por exemplo, fazer com que ele coma terra, roer paredes ou pedras por necessidades de minerais.

Ainda sobre alimentação, sempre recomendo estipular horários para as refeições e não deixar a ração disponível o tempo todo no pote. Na natureza os canídeos precisam caçar, eles têm uma atividade antes da comida e assim a caça se torna um reforço positivo para o trabalho da caçada. Deixar a comida o tempo todo disponível para o seu cão, pode fazer com que ele coma mais do que precisa e favorecer a obesidade. No caso de mais de um cão na mesma casa, pode causar disputa por comida, por exemplo.

Não importa o tipo de alimentação que você escolha para o seu cão. Se ração ou alimentação natural, é importante ter a certeza que ela esta suprindo as necessidades do seu cão. Exames de sangue e de fezes de rotina podem ajudar a identificar alguma carência nutritiva, ou identificar se o seu cão possui algum problema em processamento de proteínas, por exemplo.

Cuidar da Dieta do seu cão, estipular horário para as refeições e leva-lo periodicamente ao veterinário para exames específicos são algumas maneiras de atender estas necessidades de seu cão e ajuda-lo a ser equilibrado. Aguarde, no próximo post daremos continuidade no tema sobre as necessidades biológicas que interferem no comportamento de seu cão. Fiquem ligados e até lá!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>