Como equilibrar seu cão?

Cão Equilibrado

É comum tutores fazerem queixas de seus cães por hiperatividade. Muitos reclamam de maus comportamentos como, por exemplo, latidos demasiados, hiperatividade e comportamento destrutivo. Uma parcela destes tutores busca um profissional de adestramento para “dar um jeito” na bagunça. Alguns acreditam, ainda, que o adestramento irá mudar a personalidade do seu cão, que após algumas sessões de adestramento o seu “monstrinho” passará a ser um anjinho. Mas não é o que acontece.  O que é preciso para mudar a vida do seu cão??  Como deixa-lo mais equilibrado??

Costumo dizer que a natureza sempre busca o equilíbrio, muitas vezes somos nós, humanos, quem causamos o desequilíbrio, conscientemente ou não. É preciso entender que os cães são seres vivos e de uma espécie diferente da humana e como tal possui necessidades especificas. A Formula para alcançar o equilíbrio comportamental de seu cão e buscar atender todas as suas necessidades sociobiológicas. Causamos o desequilíbrio quando ignoramos estas necessidades ou acreditamos estar suprindo-a segundo as nossas próprias necessidades. Então… O que o cão precisa para alcançar este equilíbrio?

Pensemos no cão como um indivíduo trino. Ele é um ser BIOLOGICO, um ser “PSICOLÓGICO”  e um ser “SOCIAL” e para que possamos equilibrar este individuo precisamos atender as necessidades pertinentes a este ser. Dosar de forma errada as necessidades nesta balança certamente gerará ou alimentará o desequilíbrio.

Este é um tema longo… e para não ficar muito cansativo irei tratar este assunto em etapas. Nesta publicação quero apenas que você amplie a sua visão quanto às necessidades do seu cão. Você têm se empenhado a atender as necessidades dele?  Tem se empenhado a trabalhar o equilíbrio comportamental de seu cão??  Acompanhem as nossas postagem sobre este tema, garanto que será muito construtivo para você e para seu cão.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>