CT EducaCão Responde: “Por que cães pulam nas pessoas??”

adestramento básico

Por que cães pulam nas Pessoas?

 

               O comportamento de pular nas pessoas tem origem inata, os canídeos selvagens adultos quando saem para a caçada, deixam seus filhotes em segurança na toca sob supervisão de algum membro do grupo jovem, que ainda não esteva maduro o suficiente para a caçada. Algumas espécies deixam sob a supervisão dos machos enquanto as fêmeas saem para a caçada. Após abaterem a presa cada canídeo come um porção maior de carne do que necessita, pois ao retornar para a toca irá regurgitar e alimentar tanto os filhotes quantos os jovens que ficaram de “babá”. Quando retornam com seus focinhos ensanguentados os filhotes pulam nos adultos pedindo comida e lhes lambem o focinho, então os adultos regurgitam parte da caça e os filhotes se alimentam.

Apesar de ter origem inata, podemos afirmar que os nossos cães pulam nas pessoas por este comportamento ter sido reforçado e até mesmo incentivado por nós. Filhotes podem pular nas pessoas pedindo comida ou atenção, e é comum humanos mimarem seus peludos lhes dando colo. Quem nunca chegou em casa e bateu nas pernas chamando o cachorro para lhes saudar: “Vem cá totó, vem na mamãe!! Quem Nunca?? Assim estas atitudes reforçam este comportamento nos filhotes e todo comportamento reforçado tende a ser repetido e aprendido, assim o motivo dos cães pularem nas pessoas, podemos dizer que é por que nós reforçamos desde filhotes.

Se o seu cão tem este comportamento e você gostaria de mudar, comece mudando o seu comportamento. Quando chegar em casa, ao invés de fazer festa, incentivando os pulos, ignore o cão, espere ele se acalmar e parar de pular, assim que ele estiver calmo dê carinho e atenção. Toda vez que ele pular, ignore-o, vire-lhe as costas e reforce apenas o comportamento calmo. Assim com o tempo ele aprenderá que só recebe carinho e atenção sem pular e sem euforia.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>