Quer ser o líder do Seu Cão??

Adestramento de cães - medo

Muito tem se pregado sobre liderança e sobre ser um líder para o cão, conceito que de certa maneira está certo, contudo muitos se equivocam na aplicação desta liderança. 
Os Cães podem obedecer por medo ou por respeito. Eles podem executar os mesmos truques e comandos se treinados com punições severas e castigos quanto se treinados com carinho e recompensando seus acertos.

Quando se treina com base aversiva e punitiva se tem um resultado rápido, pois se trabalha em grande parte criando traumas, a fim de, se obter ou extinguir determinado comportamento. O Cão obedece por medo de ser punido.

Já quando se treina o cão com base nos princípios behaviorista, recompensamos um determinado comportamento, a fim de repeti-lo. Assim o cão aprende de maneira espontânea e alegre, sem castigos físicos e sem crueldade. Ele sente prazer em realizar os treinos e comandos pois é recompensado.

O uso da força no treinamento e/ou reabilitação comportamental só se faz necessária apenas para contenção e não para punição.

Ainda sobre o estudo do comportamento, podemos punir determinado comportamento, a fim de extingui-lo, todavia destacamos que esta punições não são castigos ou punições físicas.
A maior punição para um cão é ser ignorado.

Sabendo destas leis do aprendizado canino, você pode sim, querer ser o chefe ou líder de seu cão. Mas seja um líder altruísta e justo. Busque em primeiro lugar conquistar a amizade e o respeito do seu cão e assim a obediência será uma consequência deste vínculo.

CT EducaCão – Adestramento e Hospedagem Centro de Treinamento de Cães – EducaCão

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>