Treinamento para a Vida Real,

Adestramento para a Vvida Real

Treinamento Para a Vida Real.
Temos visto nos últimos anos alguns programas de TV sobre adestramento e educação de cães. Existem temas e métodos diferentes. Estes programas têm ganhado cada dia mais fãs pelo mundo, pois vivemos em um tempo de conscientização das necessidades  dos cães. O Mercado Pet é tem crescido de forma espantosa, não só no Brasil, mas no Mundo. É preciso, porém, ter senso para separar a dramaturgia da Vida real. Precisamos saber que a vida real nem sempre, imita a ficção. Pra ser realista… Quase nunca. Estes programas tem seu lado positivo e negativo, como tudo na vida, para a área do adestramento e para a vida dos cães.

Estes programas têm apresentado em alguns casos soluções mágicas e resultados plenamente satisfatório, o que tem encantado o telespectador. Vemos cães problemáticos e agressivos  ou cães extremamente medrosos mudarem o comportamento de forma surpreendente  no espaço do programa. Como se fosse mágica! O Telespectador precisa ter em mente, que estes programas tem um único fim: ENTRETENIMENTO. Por se tratar de um programa de TV precisa ter alguns elementos chaves. Precisa ter Drama, Sensacionalismo, Suspense, Ação. Tudo isso com o objetivo de prender a atenção do telespectador e aumentar a audiência. O Telespectador não pode esquecer, que como obra televisiva estes programas são editados e MUITO editados!!!! Muitas vezes detalhes importantes dos treinamentos e no processo da mudança de comportamento são ocultados por tais edições. Assim… o que o treinador fez em 5 horas, por exemplo, precisa ser editado para ser apresentado em 40min. Lógico que teremos perdas significativas, e por isso a ideia de mudança por mágica.

O Lado positivo de tais programas é que tem divulgado a profissão do adestrador, também tem conscientizado as famílias sobre a necessidade de educar os cães, de não lhes dar apenas amor e carinho; cama e brinquedos; comida e bebida. Têm deixado claro para os tutores, que os cães precisam também de limites, precisam de educação, precisam de atividades. É Comum ir à casa de um cliente e ele me perguntar: “-Você segue os métodos do Fulano da TV?” Este é um lado extremamente positivo, a difusão das reais necessidades dos cães e a conscientização das famílias.

O lado Negativo, é que nem sempre as famílias têm o senso de separar dramaturgia da Vida real. Muitas vezes contatam um adestrador esperando resultados imediatos. Esperam que seu cão vá deixar de ser um “monstrinho” e passar a ser um anjinho em apenas uma aula, em 40 minutos como acontece na TV.  Esperam que você, treinador, mude 2, 3 4… 5 anos de uma criação inadequada dos cães em apenas quarenta a sessenta minutos. É Preciso lembrar que a vida real não tem edições e os resultados não são tão imediatos como na TV.

Outro Fato é a família adotar os ensina do adestrador da TV como regra, como lei e tentar, por conta própria educar e mudar o comportamento de seu cão seguindo tais métodos. Por mais que apareça o aviso “não tente estas técnicas em casa sem contatar um profissional.” É Claro que a pessoa vai fazer! E Muitas vezes de uma forma irresponsável e leiga, acaba sendo hostil com o cão e gerando ataques dele, muitas vezes causando ferimentos graves, causando danos físicos e psicológicos e a todos.

Estas obras televisivas são ótimas para entretenimento. Concordamos que Televisão não é escola e nem o melhor lugar para se buscar formação técnica, servem apenas como passa tempo, como entretenimento e nada mais. Caso você se interesse pela área de adestramento de cães, busque cursos que irão te capacitar a trabalhar de forma adequada e segura com os cães. Busque leituras, hoje em dia temos muito material bom no mercado e deixe a TV apenas para a diversão.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>